Ao encontro das culturas pré-colombianas


Quando Cristóvão Colombo atracou no continente americano encontrou três grandes culturas, espalhadas por uma vastíssima região que se estendia do México ao Chile: os Astecas, os Incas e os Maias. No entanto, muitas outras já tinham povoado essas terras mas não sobreviveram para testemunhar a chegada do Homem Branco. As civilizações que se desenvolveram na América antes da chegada dos espanhóis são as designadas civilizações pré-colombianas.

Chegada de Cristovão Colombo ao Novo Mundo

Na Mesoamérica, área ocupada pelo México, Belize, Guatemala, Honduras, Salvador e Costa Rica, existiram várias civilizações pré-colombianas, algumas das quais só conhecidas por escavações e pesquisas arqueológicas:

- Olmecas (1500 a.C a 200 d.C.)

- Zapotecas (600 a.C a 800 d.C.)

- Teutihuacanos (200 a.C. a 800 d.C.)

- Civilização de El Tajín (250 d.C. a 900 d.C.)

- Maias (300 a.C. a 1521 d.C.)

- Toltecas (800 d.C. a 1200 d.C.)

- Mixtecas (1000 d.C. a 1521 d.C)

- Astecas (1200 d.C. a 1521 d.C.)

Cronologia das civilizações pré-colombianas na Mesoamérica

Na América do Sul, área ocupada pelo Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, existiram outras civilizações pré-colombianas:

- Incas
- Moches
- Tiuhuanacos
- Chibchas
- Cañaris

Tivemos oportunidade de explorar os testemunhos destas civilizações  sul-americanas na nossa viagem de 2008 "De mochila pela América do Sul".  

Serpente emplumada
Os Espanhóis só conheceram os Maias e os Astecas, na Mesoamérica, e os Incas, na América do Sul. No entanto, o seu encontro foi tão nefasto para as civilizações pré-colombianas que elas em poucos anos praticamente desapareceram, os seus registos escritos destruídos (por serem considerados hereges) e os seus edifícios saqueados. São muito poucos os registos escritos que datam desta altura. Sobraram dois livros Maias e alguns relatos históricos da época, que muitos ainda permanecem secretos.

Com o fim das civilizações pré-colombianas da Mesoamérica, a população foi sofrendo processos de aculturação crescente, as raças e etnias foram-se misturando e apenas as comunidades mais isoladas conseguiram manter a cultura, as tradições e práticas religiosas mais próximas da sua forma original. A sociedade mudou. Os hábitos e culturas europeias entraram na Mesoamérica e rapidamente se espalharam. No entanto, passados 500 anos, ainda há povos descendentes das grandes civilizações pré-colombianas que conseguiram preservar a sua cultura e língua, ainda que de forma substancialmente diferente da forma original.       
Preparação de alimentos à base de milho.
Os europeus trouxeram com eles, para o Velho Continente, o ouro, as pedras precisosas e as riquezas. Entre elas chegaria o milho e o chocolate!
Este ano, a nossa viagem vai levar-nos pelos trilhos das civilizações pré-colombianas da Mesoamérica. Vamos explorar os testemunhos que sobreviveram à colonização espanhola. Vamos procurar os tesouros guardados nos museus, as estátuas escondidas nas florestas, as ruínas espalhadas pelo território, as cidades perdidas na selva e os povos que preservaram a sua cultura. Nós vamos ao encontro das civilizações pré-colombianas da Mesoamérica.   

Etiquetas: , ,