2012: Profecia maia?

"En seguida fueron aniquilados, destruidos y deshechos los muñecos de palo y recibieron la muerte."
Popol Vuh


O fenómeno da profecia maia para 2012 envolve um conjunto de crenças e teorias que prevêem a ocorrência de acontecimentos cataclísmicos, ou de transformação física, psíquica e espiritual da humanidade, tendo como ponto fulcral o dia 21 de Dezembro de 2012. As ideias existem nas mais diversas e numerosas formas, das quais se pode ter uma pequena ideia fazendo uma pesquisa na web. Desde a colisão da Terra com um objecto celeste, ou uma erupção solar de magnitude nunca vista, até à descoberta da primeira civilização extraterrestre, tudo parece valer nesta tentativa de adivinhar o futuro próximo.


A medida que a data se aproxima, o interesse do publico em geral e a quase obsessao de inumeros autores de livros New Age tem aumentado ate niveis nunca vistos. Prova disto, ate Hollywood ja se rendeu as evidencias, lancando em 2009 o blockbuster de bilheteira, ´´2012´´.
Durante a nossa Rota dos Maias, iremos desenvolver esta tematica, sendo que a nossa perspectiva não será discutir as diferentes teorias, recusando-nos apoiá-las ou nega-las, mas sim perceber até que ponto este fenómeno tem fundamentação histórica e arqueológica, e de que modo se enquadra na cultura mesoamerica pre-hispanica. Tentaremos perceber o porque das profecias, distinguindo aquilo que vem de fontes maias daquilo que foi acrescentados nos nossos dias.
Talvez a primeira pergunta que surge a qualquer pessoa que tenha conhecimento de uma profecia para um tempo especifico (sendo neste caso um dia especifico) seja o porque dessa data, quais as razoes pelas quais essa data e especial. Assim, podemos perguntar “Porquê 21 de Dezembro de 2012?”. No nosso post “O calendário maia”, vimos que no calendário maia de contagem longa a unidade baktun equivale a 20x18x20x20=144000 dias e, usando o conversor disponibilizado no nosso post, podemos verificar que o dia 20 de Dezembro será, na contagem maia, dado por 12.19.19.17.19, enquanto o dia 21 de Dezembro é 13.0.0.0.0. Assim, aceitando como a data de criação maia o dia 11 de Agosto de 3114 a.C., o dia 21 de Dezembro de 2012 coincide com o fim do décimo terceiro baktun desta era. Estas “viragens” no calendário tinham uma grande importância ritual na sociedade maia, sendo acompanhados por cerimónias e erecção de monumentos que testemunhavam a passagem do período temporal em causa.

Mas pode ser esta viragem de 2012 considerada um fim? Entre os peritos, existem defensores de ambas as alternativas. Por um lado, existem achados arqueologicos que referem datas posteriores ao decimo terceiro baktun, assim como existem, no calendario de contagem longa, unidades de tempo mais extensa, como o piktun, que e equivalente a 20 baktun. O tempo, assim, nao deveria acabar na passagem de um baktun para outro, apenas se deveria entrar num novo ciclo, dentro de ciclos maiores. 
Por outro lado, a visao do cosmos da mesoamerica era apoiada na mitologia de tempos ancestrais, que testemunhava a criacao e destruicao de mundos e civilizacoes anteriores a nossa, sendo que alguns vestigios dessas tradicoes chegaram ao nossos tempos quase milagrosamente. Disto falaremos nos nossos proximos posts, mas nao so... E que existem referencias directas aos nossos dias em pedras que sobreviveram a seculos de destruicao e abandono para nos contarem a sua historia...Temos e de conseguir decifra-la!