México - O retrato de um país


Localizado no continente norte-americano, o México é um país que se destaca pela sua diversidade paisagística e cultural. Berço de várias civilizações pré-colombianas, o país viu desfilar nas suas florestas os Olmecas, Toltecas, Teotihuacanos, Zapotecas, Maias e Astecas até à chegada dos espanhóis em 1519. Este rico país viu a sua cultura mesclada com a cultura europeia e as cidades coloniais espalharam-se por todo o lado. Os espanhóis aí permaneceram e só em 1810 o país teria a sua independência. Daí até à actualidade muitas crises e conflitos existiram, desde guerras civis até movimentos separatistas, guerrilhas, etc. A sua história tem sido bastante conturbada e isso está marcado em cada pedra e pedaço do país. Apesar de vários episódios sangrentos, o país conserva os melhores testemunhos do legado Olmeca, Asteca e Maia de toda a América Central.  

O 14º maior país do mundo não encerra em si apenas as marcas da história. Com uma fronteira bastante conturbada a norte com os EUA, tem-se virado mais para sul, onde confina com a Guatemala e o Belize. No entanto, as suas características naturais advêm da sua proximidade ao mar das Caraíbas, na parte leste, e com o Oceano Pacífico a oeste.

Atravessado pelas montanhas da Sierra Madre, uma continuidade geomorfológica das Montanhas Rochosas norte-americanas, que se subdividem em duas sub-cordilheiras (oriental e ocidental), a montanha é um elemento sempre presente no país. Para além da Sierra Madre, o país localiza-se num dos eixos do Anel de Fogo do Pacífico o que explica o elevado número de vulcões existentes, alguns deles com mais de 5000 m de altitude.

Atravessado pelo Trópico de Câncer, a diversidade climática é evidente. Na península do Iucatão a amplitude térmica anual é das mais reduzidas do mundo (com apenas 5º de diferença entre o Inverno e o Verão). No norte, aparecem os desertos, como o da Baixa Califórnia, os Invernos frios e rigorosos especialmente com o efeito da altitude. O verão trás consigo a época dos furacões, especialmente ao mar da Caraíbas onde se atingem temperaturas mais elevadas. 


Venha daí o México!
  

Etiquetas: